A proctos oferece um serviço diferenciado em cirurgias ginecologias minimamente invasivas, sendo referencia no tratamento da endometriose realizando cirurgias laparoscopias e implantes hormonais.
Você sabia que cerca de 20% das mulheres brasileiras não vão ao ginecologista com frequência? Nesse percentual estão incluídas as mulheres acima de 16 anos que nunca frequentaram ou que vão de vez em quando. Porém, a saúde ginecológica é um ponto fundamental para a saúde da mulher. É por isso que saber o que é a ginecologia é um ótimo ponto de partida para a conscientização da sua importância.
O que é a ginecologia?
A ginecologia é um ramo da medicina. Sendo uma especialidade própria para estudar, cuidar e tratar a saúde do aparelho reprodutor feminino.
Além disso, ela cuida também da saúde das mamas e faz os principais diagnósticos das doenças que afetam as mulheres.
Ou seja, é uma especialidade atenta à saúde da mulher como um todo.
Ginecologia e Obstetrícia
A obstetrícia acaba sendo uma parte da própria ginecologia. Isso porque ela é responsável por acompanhar o período gestacional, o parto e até o pós-parto.
Mas é importante saber que a ginecologia é um campo mais amplo que abrange os cuidados da saúde da mulher. Enquanto que a obstetrícia tem uma responsabilidade mais restrita e um foco mais pontual que é o período de gestação, parto e pós-parto.
Por isso, apesar de estarem muito ligadas e relacionadas, podem atender situações bem diferentes.
Doenças
Quais são as doenças ginecológicas mais comuns?
Cistos de ovário;
Endometriose;
Mioma uterino;
Doença inflamatória pélvica;
Candidíase;
Vaginose;
ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Mas como acabamos de comentar, a ginecologia cuida da saúde da mulher. Por isso, em check-ups com ginecologistas, as mamas também são examinadas em busca de caroços. Assim, fazendo exames preventivos contra o câncer de mama.